Diário de viagem Trancoso 2024

Dia 1 - 25/03 (segunda-feira): saída de casa às 3:00. Vôo da Azul partindo de POA às 5:30 para BH tranquilo, exceto pela criança hiperativa e sua mãe indiferente num banco próximo ao nosso. Assisti um documentário curto sobre o Ayrton Senna no avião, lembrando como o cara era bom. Segundo vôo saindo pontualmente de BH para Porto Seguro e chegando adiantado 20 minutos no destino, às 9:30. O aeroporto pequeno e térreo parece mais uma rodoviária, recebe poucos vôos e funciona bem. Alugamos um VW Polo na Locadora Foco. Paguei o seguro completo por não conhecer o lugar e pelo terror que o atendente coloca para o caso de acontecer algum dano ao veículo. No total a locação para 5 dias saiu uns 800,00. Para quem vai a Trancoso e Caraiva posso dizer que o seguro é recomendável. Pegamos o carro e saímos de Porto Seguro para Arraial da Ajuda pela balsa que atravessa o Rio Buranhém. A travessia não durou mais de meia hora e o serviço funciona bem. Para duas pessoas com carro sai 25,50. De Arraial até Trancoso, saindo do perímetro urbano, vai por rodovia asfaltada até Trancoso, em torno de 21km. Chegamos em Trancoso e nos instalamos na Pousada Jequitibá - recomendo! -, junto ao famoso Quadrado e próximo da praia dos Coqueiros. Saímos para uma primeira volta na avenida principal até a famosa Igrejinha de São João Batista, cartão postal da cidade. Almoçamos num restaurante do Quadrado onde os preços das refeições são exorbitantes. Um chivito com fritas 65,00 e uma salada com atum 72,00…com algumas Heinekens para tirar a viagem do corpo chegamos fácil aos 200,00. Voltamos para a pousada, trocamos de roupa e fomos para a Praia de Coqueiros, atravessando por uma passarela dentro do manguezal e chegando na areia e até o canto esquerdo da praia, onde o arroio deságua no mar formando uma piscina de água verde de um lado, voltada para o mangue e os coqueiros, e de outro lado um mar verde brilhante com uma ondulação que arrebenta na beira. Aqui já valeu a viagem. Sol, banhos de mar e rio e muitas fotos até o entardecer, que chega cedo, pelas 17:30. Saímos para jantar com lua cheia no Quadrado e comemos uma moqueca bem servida e apimentada (peixe dourado) no Restaurante Cantinho Doce. Passamos na loja de artigos de decoração…, onde a dona vende suas luminárias feitas de pet e traz artesanatos de todo o mundo. Muitas coisas muito bonitas e, claro, caras (vale conhecer!).

Dia 2 - 26/03/24 (terça-feira): choveu muito à noite, mas amanheceu com sol. Tomamos café e saímos em direção à Praia do Espelho e Caraiva. No trevo de acesso à Trancoso, inicia o caminho pra Caraiva em estrada de chão batido. Com a chuva, a estrada, que já é ruim, estava quase intransitável, com muito barro e poças de água. Rodamos 8 km até desistir e voltar, assim como os demais carros próximos. Resolvemos então ir em direção à Arraial da Ajuda e entramos no acesso à praia de Taipé, que faz divisa com Trancoso. Praia linda com falésias formando grandes paredões próximos ao mar. Caminhamos pela areia até a Cabana do Taipe e ali ficamos curtindo a inusitada trilha sonora rock’n roll, almoçamos peixe e tomamos algumas cervejas entre um banho de mar e outro. Pelo meio da tarde retornamos a Trancoso pra pegar o final do dia. Tentamos ver a lua cheia nascer no belvedere próximo à igrejinha, em torno das 18h, mas as nuvens não colaboraram. À noite, comemos uma pizza no Aí Sim, próximo ao Quadrado, compramos vinho e tomamos sorvete artesanal.

Dia 3 - 27/03/24 (quarta-feira): dia comemorar nosso aniversário de namoro…32 anos! Partimos em direção a Pitinga, praia de Arraial da Ajuda. Pegamos um gazebo na Barraca do Faria, em frente a um mar lindo. Bem movimentado para uma quarta-feira. Almoçamos os famosos pastéis do lugar, com vinho branco, água de coco e algumas cervejas. Atendimento nota dez, como em geral por aqui. Pelo meio da tarde, voltamos pra Trancoso. Final de tarde, conhecemos a praia de Jericoacoara e dali pra pousada. Saímos pra jantar no restaurante O Cacau, próximo a Igrejinha, onde comemos peixes incríveis (badejo e garoupa), obviamente caros, mas a ocasião justificava qualquer preço.

Dia 4 - 28/03/24 (quinta-feira): acordamos e partimos cedo para a Praia do Espelho e Caraiva, em nossa segunda tentativa. A estrada é ruim, mas pelo menos estava seca. Fizemos os 21 km de estrada de terra até chegarmos a Praia do Espelho, que já estava com o estacionamento do acesso principal bastante ocupado. A praia realmente é linda, com rochas que formam piscinas naturais e por isso é bem banhável. Possui alguns grandes quiosques na beira mar que cobram consumação mínima por pessoa (a partir de 100,00), e que rapidamente são ocupados por grupos de turistas que chegam em vans e carros, o que não nos animou muito a permanecer ali, além do tempo nublado e quente ameaçando chuva - o que poderia dificultar muito o retorno na estrada de terra. Mesmo assim, decidimos rodar mais uns 20 km até Caraiva. Chegando lá, colocamos o carro no estacionamento e descemos até a margem da barra de Caraiva, onde embarcamos numa canoa de pescador para, junto com outros turistas, fazer a rápida travessia até o pitoresco povoado, que já foi uma comunidade hippie sem energia elétrica e hoje é procurado por turistas do mundo todo. Logo ao descer na outra margem, se percebe a vibe bacana do lugar, onde não há veiculos e as pessoas circulam numa boa nas ruelas de areia, em meio a lojinhas, tendas de artesãos, pequenos restaurantes e pousadas. Fomos até a praia e curtimos um pouco o lindo visual sentados na areia. Retornamos até o restaurante Bença onde comemos o prato do dia (peixe Olho de Boi) que estava delicioso. Caraiva merece ser curtida por mais tempo, pelo menos passar uma noite aqui. Lembra a Praia do Rosa de antigamente. Pelas 15h e sob alguns pingos de chuva, pegamos a canoa de volta e a estrada, parando num artesanato indígena pra ver, mas ficamos sabendo que dali mesmo poucas coisas eram realmente feitas por indígenas, mas sim por artesãos locais que aprenderam com eles. De qualquer modo, tudo muito bonito. Chegamos em Trancoso com o tempo bem fechado e alguma chuva, ainda a tempo de dar uma chegada na beira da praia, enquanto a Cacá ficou descansando na pousada. Final da tarde, tomamos o vinho branco que havíamos comprado dias antes. À noite, sem chuva e quente, saímos para uma última curtida no Quadrado iluminado e com maior número de turistas chegando para o feriado de Páscoa. Compramos umas lembranças na loja de artesanato da … e depois comemos na Tapioca da Léia - recomendo!

Dia 5 - 29/03/24 (sexta-feira): acordamos mais cedo, tomamos café rápido e partimos pra praia já com sol e muito calor. No caminho, passamos na igrejinha e fizemos nossa oração da sexta-feira santa, presenciando a saída do padre e dos fiéis para a procissão da via sacra. Descemos até a praia e atravessamos a barrinha na maré baixa até a praia dos Nativos. O mar estava lindo, com muito sol e sem vento. Ainda não havia ninguém e se ouvia apenas as ondas quebrando. Entramos no mar e foi como estar no paraíso, o que não deixava de ser…mais um tempo na areia desfrutando o lugar, tomar uma água de coco e, enfim, iniciar o caminho de volta até a pousada e dali para casa. Almoçamos ao meio-dia ainda em Trancoso, passamos no posto pra uma lavagem expressa no carro alugado e partimos pra Arraial da Ajuda. Decidimos passar na praia de Mucugê, a mais central e famosa de Arraial, mas chegando lá a muvuca era tanta que não nos animamos a ficar além do tempo de tomar uma água de coco. Pegamos a balsa pra Porto Seguro, onde descemos pra conhecer o casario da Rua do Cais e comprar uns itens locais. Depois de uma volta pela bonita orla até o Monumento do Descobrimento, devolvemos o carro na locadora e chegamos no aeroporto pra dois voos tranquilos de volta.

Bahia, voltaremos! ❤️

Em tempo: agradecimento muito especial a Cris da Rodoaereo e sua equipe.