Mestrado UNR Rosário


Concluídas as aulas do Mestrado em Direito Privado na Universidade Nacional de Rosario, Argentina, que iniciei em abril de 2011, paro pra refletir como foi desafiador o que me propus a fazer. Encarar um mestrado num outro país, com um domínio relativo da língua e sendo o único brasileiro, sem muitas informações sobre o curso, a própria faculdade e a cidade de Rosario, pode ser visto como algo intempestivo mesmo, meio se jogar pra ver. Tanto é assim que no primeiro módulo de aulas minha idéia foi ir, conhecer e, se fosse o caso, não voltar mais. Mas, já nas primeiras aulas, deu pra perceber a seriedade do curso e a excelente qualidade dos professores, além da imediata identificação com nossas universidades públicas - no caso a UFRGS, única que conheço -, tanto pelo maior prestígio quanto pelo descaso com a estrutura física do campus. O desafio do idioma, por sua vez, foi amenizado pela compreensão e simpatia dos colegas e professores, em especial pela diretora do curso e notável Dra. Noemi Nicolau. A turma foi algo à parte, que me fez repensar minhas amizades e o cultivo delas. Rapidamente fiz bons amigos, daqueles que se faz questão de manter contato mesmo fora das semanas de aula, desde minha casa a países distantes como Paraguay e Colômbia. Talvez o fato de virmos todos de fora de Rosario e termos que nos virar aí com as coisas do curso e do dia a dia, nos fez muito mais receptivos e solidários uns com os outros, o que em meio a tanta gente boa facilitou que nos fizéssemos colegas de aulas, almoços, jantares e, claro, de muitas "cervezas". Tenho certeza de ter feito aí amigos pra vida toda, que quero ir visitar e recebe-los em minha casa. Me livrei dos preconceitos inevitáveis, para um brasileiro pouco conhecedor da Latinoamerica, sobre como são e como vivem meus colegas advogados desses países, inclusive os argentinos, que confirmaram minha impressão tão positiva sobre eles - ok, não estou falando dos portenhos -, pelos amigos que já tinha no país. Agora tenho uma idéia muito melhor de como se vive em Asunción, Medellin, Montevideo, Salta, Ciudad de Mexico etc., e grande vontade de conhecer esses lugares. Sobre o curso em si, tive aulas excelentes, recebi muita orientação sobre como enfrentar a dificil tarefa de concluir uma tese, conheci a Teoria Trialista do Direito que se desenvolveu na Argentina, graças à vinda de Goldschmidt para esse país e, depois, com seu maior discípulo Dr. Ciuro Caldani, fundador da carreira de mestrado na UNR, a quem tive o privilégio de assistir a uma conferencia e de cumprimentá-lo pela admiração que me causou. Ainda tive a sorte de eleger um orientador que, além de professor e grande conhecedor de direito societário, me revelou ser um amante da música brasileira de Vinicius, Jobim e outros de nossos melhores representantes. Com isso, obviamente, a identificação foi imediata e também aí surgiu uma boa amizade. ¡Gracias Dr. Juan Pablo Orquera! Sobre a cidade de Rosario, bem, só posso dizer que eu moraria aqui para seguir aproveitando suas ruas, prédios, cafés e restaurantes, os bares, a gente agradável e, sobretudo, sua costaneira junto ao Rio Paraná, lugar ideal pra caminhar e curtir o final de tarde. Recomendo conhecer! Bueno, estou certo de que voltarei outras vezes a esta cidade e, se Deus quiser (e eu conseguir), à UNR para defender minha tese e me tornar um magister por essa importante Faculdade de Direito. Hasta luego Rosario...

Comentários

  1. Olá! Sou de Teresina, no Piauí, e estudo na Universidade Federal daqui. Em breve terminarei meu curso de Direito. Gostaria de saber quais os requisitos para fazer o Mestrado na UNR, sobre as inscrições e etc. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diários da pandemia - #Dia 1: sem poder sair de casa num sábado de sol

Diários da pandemia - #Dia 2: medo

A perda de um amigo