Show do Pearl Jam em Porto Alegre foi rock em estado arte

Aproveito o título do post no blog Volume, que sintetiza o que foi o show do PEARL JAM em Porto Alegre, na noite mística de um 11/11/11, em turnê comemorativa aos 20 anos da banda.

Sem dúvida um show de rock'n roll na sua mais pura essência: simplicidade, energia e emoção.

O melhor show do ano também entrou pra galeria dos meus melhores shows, com todo o mérito dessa banda que soube se manter original, criativa e contagiada pela música que faz, para contagiar o público com apresentações antológicas.

Também foi uma viagem pessoal de volta aos idos de 1992, quando acompanhava de longe o movimento grunge surgir com as bandas de Seatle, ouvindo o disco "Ten" do Pearl Jam - que, pra mim, sempre foi a melhor banda do movimento.

Espero poder rever o show do PJ - que prometeu voltar! - e de outras bandas e artistas que mantenham acesa a chama do genuíno Rock'n Roll e produzam momentos inesquecíveis para o público, como vimos aocntecer ontem.

Vida longa ao Pearl Jam!

*veja abaixo o posto completo do blog Volume/ClicRBS sobre o show:

Show do Pearl Jam em Porto Alegre foi rock em estado arte

Show do Pearl Jam em Porto Alegre foi rock em estado de arte

Fotos - Jean Schwarz

O show do Pearl Jam Porto Alegre ontem, 11.11.11, foi um espetáculo de rock em estado de arte. Uma das bandas mais coesas do mundo, o grupo de Seattle encerrou a turnê brasileira repassando boa parte de seu repertório de 20 anos de estrada em aproximadamente 2h40min de música – o show mais extenso do giro nacional.

Como se dissesse que não queria ir embora do Brasil, o Pearl Jam abriu a noite com Why Go. E, sabendo que não poderia ficar, encerrou o segundo e último bis com Yellow Ledbetter e seu refrão "I don't wanna stay".

Entre o início e o final, a banda apresentou um setlist gigante no Estádio do Zequinha, abrangendo as diversas fases pelas quais os músicos passaram. Assim como a longa discografia, a lista de músicas transitou entre rock puro, grunge, hardcore, hard rock, metal, punk e baladas pop, com mais ou menos intensidade.

Durante todo o show, a banda se entregou ao público sem amarras, mas também sem exageros. Discretos, focados na música e na parceria com os cerca de 20 mil fãs, os caras mostraram que rock’n’roll se faz mais com guitarras, baixo e bateria do que com estrelismo vazio de rock star. It’s all about music, it’s all about art.

Houve momentos grandiosos, como a interpretação visceral na voz rouca de Eddie Vedder, os solos de guitarra verborrágicos de Mike McCready (no melhor estilo Neil Young/Jimmy Page, como em Alive, já no fim do show) e a bateria marcante de Matt Cameron.

Também houve tempo para intervenções de Eddie em um português cômico e adorável, parabéns coletivo a sua mulher, Jil, que estava de aniversário ontem, homenagem à Johnny Ramone, fãs no palco e a tradicional louvação ao público brasileiro: “Este é o nosso último show no Brasil. Foram shows incríveis. Agora vamos lembrar que o público brasileiro é o melhor do mundo”.

Entre os muitos pontos altos da apresentação estiveram Do the Evolution, Got Some, Even Flow, Black, Daughter, Just Breathe, The Fixer, Oceans (de arrepiar), Given to Fly, Light Years, Better Man, Wishlist, I Belive in Miracles (cover dos Ramones), e a parte final com Rearview Mirror (totalmente inesquecível), Last Kiss, Jeremy, Alive, Rockin' in the Free World (cover da obra de arte de Neil Young) e Indifference. Resultado? Galera vibrando, braços ao alto e garganta ardendo!

Seis anos após sua primeira passagem por Porto Alegre, o Pearl Jam fez indiscutivelmente um dos shows do ano na cidade. Uma noite rock histórica neste histórico 11.11.11. E a banda prometeu voltar em breve. Que seja no 12.12.12!

> A imprensa foi proibida de gravar vídeos. Veja o show em POA no Youtube. Agora, o Pearl Jam segue para a Argentina, Chile, Peru, Costa Rica e México.

> Mais fotos do show em POA no flickr do Codevila

> Mais Pearl Jam

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A perda de um amigo

Nós e os nossos objetos

A magia da vida