Diários de viagem África 2010 - Luanda

Tive a grande oportunidade de conhecer dois países da África a trabalho: Angola e África do Sul. Na verdade, na verdade, duas cidades, respectivamente Luanda e Joannesburgo. Vou tentar transmitir aqui um pouco das impressões que tive desses lugares tão diferentes entre si dentro do continente africano.

Pra começar, LUANDA/ANGOLA.

Quem já não ouviu falar que há "Brasis" diferentes dentro do Brasil? Pois é, Luanda tem contrastes radicais dentro de si mesma, onde a extrema pobreza e o caos urbano da maior parte da cidade convivem com bairros extremamente ricos e com a pujança da onda de investimentos que transforma o país.

No meu caso, tive oportunidade de ver a parte mais carente de Luanda, quando passávamos para atender aos compromissos profissionais da viagem, onde a população negra extremamente pobre vaga por suas ruas em péssimo estado; habitações precárias feitas de blocos de cimento e telhas de zinco seguras por pedras; muitas pessoas sem trabalho vivendo do comércio informal na beira das ruas, onde se encontra de tudo - desde roupas, cosméticos, frutas e verduras, até pedaços de frango assados com pó e sabe lá mais o quê -; um trânsito caótico de ruas congestionadas por caminhões e carros (velhos e novíssimos), em que dirigir na contra-mão é normal; lixo, esgotos abertos e sucatas de carros por todo o lado; mulheres carregando todo o tipo de coisas na cabeça; e gente pacífica que parece conviver bem com aquilo que é quase absurdo para a realidade que conhecemos.

Mas, enfim, é difícil descrever a sensação de percorrer a "grande Luanda" pra quem não esteve lá. Por isso, seguem as imagens abaixo que falam por si...












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A perda de um amigo

Nós e os nossos objetos

A magia da vida